terça-feira, 2 de novembro de 2010

Palavras, pra que te quero?

Pessoas se afastando da casa de Deus, feridas em corações, mágoas geradas, almas amarguradas, relacionamentos acabados por conta de condutas erradas e fofocas de terceiros.  No meio dessas e de inúmeras outras situações, e creio que todos nós sabemos e já presenciamos, me questiono: Será que temos REALMENTE noção do poder das palavras que proferimos?

 “Quem espalha calúnia é tolo. Na multidão de palavras não falta transgressão, mas quem controla a língua é sensato” Provérbios 10:18b-19
“Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.” Provérbios 21:23

Percebemos então o efeito das palavras na vida e no comportamento de uma pessoa! Todos nós devemos ficar atentos ao que falamos, pois durante o dia temos a oportunidade de falar com muitas pessoas e isso requer controle sobre a nossa língua, ela pode tanto nos trazer benefícios como também transtorno em resposta a palavras mal colocadas.

Muitas vezes nos posicionamos e colocamos o outro em situações embaraçosas por falta de sabedoria e por não sabermos calar na hora certa. Palavras usadas no momento errado podem gerar consequências devastadoras em vidas.

Temos que aprender que nossa boca tem que ser fonte de vida, edificação e benção, e não de destruição!

“As palavras dos justos dão sustento a muitos, mas os insensatos morrem por falta de juízo” Provérbios 10:21
“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte, os que gostam de usá-la comerão do seu fruto” Provérbios 18:21

A mesma boca que pode abençoar e salvar uma vida pode afastar outra vida dos caminhos em instantes.

 “Da mesma boca procedem benção e maldição. Meus irmãos não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.” Lucas 3:10-12

Podemos escolher se queremos ser benção ou maldição. E as nossas escolhas influenciam nas palavras que proferimos (Mateus 12:34b “Pois a boca fala do que o coração esta cheio”). Ao invés de falar mal de alguém para outras pessoas, busque sabedoria em Deus para aconselhar tal pessoa, lembrando que somente Deus é capaz de influenciar decisões e transformar corações.
Você pode ser canal de Deus na vida de muitas pessoas. 

Vemos pessoas necessitando de palavras de entusiasmos, motivação, elevação.. Mas faltam distribuidores das mesmas. É muito mais fácil criticar, ofender, JULGAR. E enquanto não pararmos de reparar no "outro", não começaremos a reparar em nós mesmo. Quer julgar alguém? Olhe um espelho. Tenho certeza que você poderá julgar muito. 


"Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”. Salmos 141:3


"Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55:11


Senhor, me ensina a proferir palavras que agradem em primeiro lugar a ti e que estas possam ser edificação de muitos. AMÉM!

5 comentários:

  1. Carol com muita sabedoria levou um tema que realemente afasta pessoas da comunhão com Deus.
    Pois deixam de confiar em Deus para conversar ou proferir fofocas dentro do templo.
    Quando nos olharmos no espelho pra julgarmos nossos erros, iremos perceber, são dois ouvidos e uma boca.
    Quem fala muito não pensa muito,percebemos em filmes como "Shureck" o burro é o mais falante.
    Realmente temos que falar, mas na hora certa e não falar da vida dos outros, pois uma palavra proferida de maldição pode retornar para boca de onde saiu.
    A bíblia nos mostra muito sobre este tema, onde Carol sitou várias vezes versículos que condizem com isto.
    Pesso a Deus todo dia não mais para crescer, mas para diminuir, para que ele viva em mim,pois não quero mais me alegrar no meu pecado.
    Proferir palavras de maldição ou julgamento, não provém de Deus, pois aquele que nele estar, deixa de confiar na justiça humana para se apegar naquela que provém do divino PAI...
    "Os que confiam no senhor, são como montes de sião que não se abalam e permanecem para sempre."
    Que Deus abençoe e continue te iluminando Carolzinha, vc tem o dom da oratória e escrita, continua a fazer o que gosta, pois admiração de um amigo é visível neste comentário, bjão!

    ResponderExcluir
  2. Amém e amém,amiga! Muito lindo! Amei! Precisamos realmente ser sábios! Saber o momento de falar e de se calar. Temos a mania de denominar categorias, tipo: "fulano é fofoqueiro", mas isso não existe, pois todos nós estamos sujeitos a fazer fofocas a qualquer momento..é tudo questão de escolha! É tudo questão de quem você quer ser! Glória a Deus por suas lindas palavras! Com certeza você é benção na minha vida!! Amo você,duuupla!! =D bjooo

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe sua vida cada vez mais Carol! Lindo texto!

    ResponderExcluir
  4. Amém Carol...palavras de vida...gloria a Deus por essas palavras que você escreveu!!!

    ResponderExcluir
  5. Cheguei aqui por indicação do Ricardo e não me arrependo!
    Gostei demais da sua interpretação, da sua maneira de ver a vida. Fica até difícil comentar, arranjar uma maneira de elogiar isso! Parabéns moça. Sucesso muito pra ti, que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir