terça-feira, 30 de novembro de 2010

Em busca da vontade de Deus




Quem não deseja conhecer a vontade de Deus para a sua vida? Deus também deseja revelá-la. Por que então a vontade de Deus parece tão misteriosa?

Ultimamente tenho visto muitas pessoas sofrendo por ações imprudentes, por escolhas tomadas sem nenhuma precaução:

No começo: ”Tenho certeza que Deus que mandou” e um mês após: “Deus me mostrou que não era!”. Vendo isso me pergunto: Será que Deus é tão indeciso e incerto assim? Ou será que somos nós que nos apressamos e tomamos decisões precipitadas achando ser o certo?

Muitas vezes não analisamos os fatos, as pessoas... Não analisamos se quer a nós mesmos e tomamos decisões somente pensando no hoje. “Hoje, como estou?” “está tudo bem, então é o certo!” “É, eu gosto de alguns detalhes e creio que já é o suficiente.” Criamos idéias em cima de pouquíssima coisa que sabemos ou achamos saber. Idéias que geram expectativas, e que acabam se transformando, muitas vezes, em frustrações. Parece que gostamos de sofrer! Expectativas geradas a partir do hoje, do presente mal construído, construído sem alicerce algum para o futuro. “Como será isso amanhã? Dará certo mesmo? Quando começarem a surgir os problemas (barreiras) como reagirei? Tenho as convicções necessárias para encarar e ir em frente?

Temos mania de meter os pés pelas mãos e depois dizemos que Deus não queria e que não era a vontade de Deus! Bom, será que já NÃO era a vontade dele a muito tempo, desde o início, só que estávamos ocupados demais para prestar atenção nisso? Deslumbramento momentâneo; temos que ter muito cuidado com isso.

Deus tem um plano perfeito para a nossa vida, SIM! Mas dentro desse plano existe um pequeno (imenso) detalhe: NÓS e o LIVRE ARBÍTRIO.

É como caminharmos até certo ponto sendo guiados e aí surge uma bifurcação:

-Um lado é lindo aos nossos olhos. É resultado ‘imediato’, da nossa maneira! Mas ao olharmos bem, ou melhor, ao sentirmos (porque só sentimos quando já estamos andando nele por nossa conta) vemos que o imediato tornou-se longo, com espinhos e feridas.

-Já o outro lado é pequenininho, sem luz visível ao final. No começo só cabe você, seu foco e Deus. No meio desse percurso você encontrará paciência, trabalhará a ansiedade, adquire confiança, fé e auto-conhecimento.

Os dois caminhos levam ao mesmo final: A realização do sonho. A diferença? No primeiro caminho, caminhamos com nossas próprias pernas e no segundo caminho, voamos nas asas do Pai, criando relacionamento e firmando passos! Construindo bases de estabilidade. Alicerces fortes e inabaláveis. 

E enquanto continuarmos colocando nosso dedo ou sentando no banco das decisões, Deus somente observará. Ele permite que tomemos decisões erradas para que possamos aprender. Mas é incrível como é difícil aprender. É aquela velha história: nunca conseguimos aplicar na nossa vida os conselhos que damos ao próximo. Por que será?

A vontade de Deus é fácil de ser vista, quando conhecemos a Deus (Salmos 32:8 Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; Eu o aconselharei e cuidarei de você) e nos permitimos ouvir a sua voz, através da sua palavra. A vontade de Deus é ininterrupta, em todos os momentos (Isaías 58:11 O Senhor o guiará constantemente...) e específica (Isaías 30:21 Quer você se volte para a direita ou para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: Este é o caminho; siga-o).  A palavra de Deus nos revela a vontade de Deus para a nossa vida:

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”  Josué 1:8

 Se não sabemos como agir, temos que ser humildes, pedir discernimento e sabedoria, pedir visão para analisar os fatos e então AGIR! Agir de acordo com o direcionamento de Deus. Temos que ser, acima de tudo, obedientes.

Antes felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem – Lucas 11:28

Cada pequeno passo de obediência se transformará numa vida de obediência à vontade de Deus. E obediência gera satisfação e resultado.

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem sucedidos.”

Recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. – I João 3:22

Por mais difícil que pareça, buscar a vontade de Deus pode ser mais simples do que você jamais imaginou. Não importa qual seja a sua situação no momento. Tudo o que você tem de fazer enquanto lê a Palavra e pede auxílio em oração, é dar o passo que o Senhor lhe está mostrando. Passo a passo, você começará a ver um meio firme de seguir a Deus. Enquanto andar com Ele em oração e de acordo com a sua Palavra, é pouco provável que você se desvie da vontade divina.  E se acontecer, Ele o reconduzirá de imediato.

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá!” – I João 5:14.





“Senhor,
 Quero andar de acordo com a tua vontade, que é boa agradável e perfeita! Capacita-me a ouvir a tua voz e guia-me para que eu possa fazer grandes coisas para ti. Guia-me de modo que eu nunca venha a viver alheia ao que tens de melhor para mim por escolher o que penso ser melhor, em vez de te buscar. Ajuda-me Senhor, a confiar em tuas promessas e a não tentar fazer que as coisas aconteçam de acordo com a minha vontade. Mesmo quando a vida parecer injusta e as coisas não acontecerem como eu espero, lembra-me que tu tens um plano para a minha vida, e ele é bom!
Que eu possa ser como Abraão e sempre seguir-te aonde quer que eu vá, e assim como Jacó ouviu a tua voz enquanto te obedecia, oro para sempre te obedecer e ouvir a tua voz falar ao meu coração.
Obrigada por nunca me esquecer e por cumprir todas as tuas promessas. Obrigada porque  quando clamo a ti nos momentos difíceis da vida, tu me abres os olhos para ver a fonte de água viva, com a qual me provê. Fonte que é manancial no deserto.
Amém.”

11 comentários:

  1. Que lindo! Amémmmmmmmmmmmmmm. Adoreiii o textoo. Bjooo Priscila Medeiros

    ResponderExcluir
  2. É minha amiga, a vontade de Deus está sempre ao nosso alcance mas nosso coração nem sempre está sensível aos seus caminhos. Que possamos verdadeiramente ter sensibilidade para viver segundo a vontade de quem nos deu o sopro de vida e que nos ama mais que qualquer coisa.

    Lindo texto! obrigado por abençoar meu dia com essa Palavra. Deus abençoe sua vida Carol!

    ResponderExcluir
  3. AMÉM ...
    TENHO CERTEZA QUE ESSAS PALAVRAS IRÃO EDIFICAR MUITAS PESSOAS QUE BUSCAM A DEUS!!!
    E COMO ME EDIFICOU...
    DEUS TE ABENÇÕE ,CAROL...
    TU É MAIS QUE UM MILHÃO...
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras pra descrever o que poucas pessoas conseguem compreender.
    Você simplesmente descreveu o que acontece com a maioria das pessoas. E como é difícil mesmo entender e ser sensível ao que Deus quer nos falar. Geralmente tomamos atitudes impulsivas e quando não dão certo ainda o culpamos.
    Falta prudência, paciência e sabedoria na maioria dos corações das pessoas.
    Ultimamente venho pensado assim e entreguei meu caminho pra ELE.. foi uma decisão maravilhosa. Deus vai guiar todas as minhas decisões.
    Foi maravilhoso ler o que você escreveu. Assim como a nossa amizade esse texto vem com um propósito especial.
    Parabéns pelo texto! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, amiga! Que o Senhor continue te usando através desse dom tão maravilhoso que Ele te deu para edificar outras vidas.. como a minha.. ;D
    Obrigada por tudo.
    Te amo muito!
    Gizelly

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa palavra carolzinha! A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, só precisamos estar sensíveis e atentos a ele! Pra isso precisamos nos relacionar com Deus. Escolhas erradas nos afastam da vontade dele e ainda atrapalha a vida de outras pessoas.
    Que Deus continue te usando pra edificar nossas vidas! beijo!!

    ResponderExcluir
  7. fala, Deus! huahuahua
    parabéns pelo texto, Minis!
    muito bom mesmo!
    :**
    @alanaisla

    ResponderExcluir
  8. "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rm 12:2

    É o que devemos estar sempre fazendo renovando nosso entendimento para que conheçamos a vontatde de Deus.

    Parabéns pelo texte! Muito bom mesmo!!
    Que Deus continue te abençoe e lhe usando para levar a palavra dEle a todos.

    bjão, Saulo Fernandes

    ResponderExcluir
  9. Amééém, amiga!!

    Louvo a Deus pela sua vida, pelo que Ele tem feito em você a através de você! Não pare de escrever, continue nos abençoando com suas palavras inspiradas pelo Espírito Santo. Você é sim usada por Deus!!

    Amo você, Deus te abençoe sempreeeee!!

    Bia Aragão.
    www.biaaragao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. carambaaaaaaa.....que massaaaaaaaaaaa!!! \o/
    Ei Carol, serio mesmo....to sem palavras aqui....
    .....10!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”( II Pedro cap 3 ver 8 ) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas...(Deuteronômio c.30 v. 15 e16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir